A mania de colorir os cabelos existe desde a época do Egito, onde faraós e suas esposas tinham mechas dos cabelos descoloridas ou coloridas como indicativo de status. É claro que naquela época eram usados truques naturais para tal transformação.
Em 1909 surgiram as tintas químicas, tais quais conhecemos hoje. Já são mais de 100 anos desde a sua descoberta e, desde então, as tinturas vêm evoluindo, tornando-se menos tóxicas e ganhando funções hidratantes e reconstrutoras.
No geral, as tinturas atuais são confiáveis, mas mudar a cor dos cabelos exige alguns cuidados. Em primeiro lugar, uma tintura jamais ficará, na prática, da cor que sua caixinha diz que vai ficar. As cores naturais dos cabelos – que são infinitas de pessoa para pessoa – influenciam no resultado final. Por isso, em primeiro lugar, é essencial fazer o teste da mecha.
As diferenças de tons no mercado atual são tantas que geram muitas dúvidas. Mas, basicamente, as escalas obedecem uma mesma numeração em todas as marcas. Para cada um dos 8 tons abaixo, entretanto, existem infinitas variações (1.1.3.4, por exemplo é alguma variação de preto ou mesmo 5.2.3.1, que é alguma variação de castanho claro).
Para a aplicação propriamente dita, a principal técnica que não pode ser deixada de lado é: a tintura deve ser aplicada em cabelos secos, mais especificamente “sujos”. Ou seja, nada de lavar os cabelos no dia da tintura, pois a oleosidade natural do fio irá auxiliar a penetração do agente colorante e proteger os cabelos de eventuais agentes químicos nocivos. Quanto à forma de aplicar, divida todo o cabelo em três ou quatro partes, formando mechas não muito grossas e aplique usando o auxílio de um pincel.
- Se for aplicar tintura escura ou do mesmo tom dos seus fios: comece aplicando pela parte da frente da cabeça. Isso porque a tinta age mais na região onde a aplicação começa e, se você iniciar pela nuca, corre o risco de a frente ficar desbotada.
- Se for aplicar tinta mais clara: inicie a aplicação pela nuca. Assim, evita que a frente fique desbotada.
- Se o cabelo for branco: comece por onde há maior concentração de fios brancos.
Uma boa dica para quem não quer arriscar na primeira tintura e errar o tom: busque uma nuance ou no máximo dois tons acima/abaixo do seu tom natural. Após um tempo, você se adaptará à mudança e será mais fácil se jogar numa transformação radical.
Para morenas que cansaram do tom monocromático, uma boa indicação é usar mix de caramelos, dourados e mel. Fica lindo!!
Ao mudar a cor de seus cabelos, saiba que uma rotina de cuidados deverá ter início. A começar pelas frequentes hidratações e idas ao salão para manutenção do tom. O ideal é comparecer ao salão mensalmente para tinturas e a cada 3 meses para luzes ou mechas frias.
Para que a cor dure mais, utilize produtos específicos para cabelos tingidos. Dica: produtos à base de cranberry (shampoos, condicionadores e óleos) fazem a pigmentação durar até 3 vezes mais no cabelo!
Está preparada para mudar sua cor? Consulte seu cabeleireiro e peça por uma transformação. Para uma rotina de cuidados intensivos, conte com os produtos da Fit Cosmetics. Consulte aqui nosso portfólio completo.