Cabelos loiros são chamativos, não há como negar. E, naturalmente, ter os cabelos neste tom já passou pela cabeça da maioria das mulheres, mesmo naquelas com raízes bem escuras!! Por conta desse motivo, são inúmeras técnicas possíveis para que as mechas possam reinar em todos os tipos de cabelo, como já evidenciamos na última matéria.
Aqui, a ideia é complementar o tema da matéria anterior e esclarecer quais são os cuidados essenciais para os cabelos que passaram por este tipo de transformação, com pinceladas loiras (seja via balaiagem, mechas frias, californianas, luzes ou mesmo ombré). A verdade é que a tonalidade clara realça a beleza feminina e chama a atenção, mas manter cabelos clareados saudáveis exige trabalho. Afinal, não adianta, por melhor que a técnica seja, todo processo de descoloração é agressivo, pois atua despigmentando o fio primeiro antes de conferir-lhe qualquer tonalidade extra.
O dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, explica: em um processo de descoloração “todas as cutículas do cabelo são abertas e têm as suas moléculas de melanina hiper oxigenadas durante a tintura”. Por isso, redobrar os cuidados é imprescindível.
E a verdade é que depois que uma mulher opta por ficar parcialmente ou inteiramente loira, ela dificilmente voltará a sua cor original. No entanto, muitas acabam desistindo dos tons muito abertos, já que o clareamento quando feito com muita frequência acaba deixando os fios com aspecto de ressecado e bem fragilizado.
Para que isto não ocorra, aí vão algumas dicas:
- Use sempre um reforçador de clareamento para evitar tantas idas ao salão para despigmentação do fio.
- Shampoos tonalizantes também são ótimos aliados. Eles mantêm o tom desejado por mais tempo sem agredir tanto os fios. Indicado o uso a cada 15 dias.
- Um condicionador ácido (pH abaixo de 5) também pode ajudar. Ele neutraliza o pH mais alcalino do cabelo descolorido que foi alterado pelo pó descolorante e a água oxigenada, deixando-o mais regularizado em termos de textura e brilho. Produtos de pH mais baixo ajudam a selar as cutículas dos cabelos! Fica a dica!
- A boa e velha Hidratação não poderia deixar de ser citada. Ela é basicamente coringa para toda e qualquer situação quando o tema é cabelo. Responsável por atribuir água ao interior dos fios, o processo de hidratação é elementar para um cabelo saudável, independentemente do processo químico ou rotina que a mulher tenha.
Essas medidas são cautelares, é claro. Não se trata de uma receita de bolo que garantirá cabelos nutridos, hidratados e saudáveis de imediato caso o seu cabelo já tenha atingido um grau de debilidade muito severo. Nesta situação, indica-se que a mulher lance mão de todas estas dicas com regularidade e, no limite, renove o corte para que seus fios não aparentem muita opacidade e desnutrição!