O tipo de escova ideal para seus cabelos.

Saiba qual é o pente ou escova mais adequada para o seu tipo de cabelo:

Bons produtos e tratamentos auxiliam, e muito, a conseguir um cabelo maravilhoso. Mas, muito além disso, alguns hábitos diários que envolvem lavagem, alimentação e, claro, o uso adequado de pentes e escovas influenciam diretamente na qualidade e saúde dos fios.

Talvez você nunca tenha parado para pensar neste assunto, mas escolher o tipo de escova mais adequado para o seu tipo de cabelo é fundamental para garantir o melhor resultado na hora de pentear, modelar ou escovar os fios. E acredite, cada escova é ideal para um tipo de cabelo e seus formatos e cerdas dependem de como pretendemos finalizar as madeixas. Além do tipo de pente ou escova, devemos dobrar a atenção para a força que aplicamos na escovação: é preciso ter muita paciência e cuidado para não danificar ou quebrar os fios.

Conheça abaixo a função de cada tipo de pente e escova e descubra qual é o adequado para o seus cabelos:

  1. Pente longo e fino: pouco espaço entre as cerdas é útil para quando você for aplicar um tratamento caseiro nas suas madeixas, seja uma hidratação, tintura ou alisamento. No entanto, para o uso diário, devem ser evitados por pessoas com cabelos crespos e cacheados, pois podem servem para desfiar e dar volume aos cabelos.
  2. Pente largo: com dentes grandes e espaçados, é a escolha certa para cabelos mais volumosos, enrolados e cheios de cachos. Este tipo de pente não vai estragar o efeito daquele tratamento bacana que você fez nem quebrar os fios. Bom para soltar mechas após o babyliss.
  3. Pente garfo: ideal para cabelos afro. Este pente é usado para ajeitar os fios e deixá-los no estilo black power.
  4. Pentes ionizados: é um tipo mais recente, serve para selar os fios após uma cauterização, reduzindo o frizz e garantindo um ótimo acabamento.
  5. Escova redonda fina: ótima para modelar, cachear e finalizar cabelos curtos e franjas. Você vai conseguir movimento nos fios e volume na dose certa.
  6. Escova redonda média: perfeita para escovar os fios e deixá-los com movimento, principalmente nas pontas, virando-as para fora ou para dentro.
  7. Escova redonda e grossa: quanto maior o diâmetro da escova, maiores as chances de conseguir aquele efeito liso. Ideal para fios superlongos.
  8. Escova redonda ventilada: o modelo oval com base de cerâmica tem cerdas naturais de javali e é indicado para secar e modelar as pontas. A escova é ativada pelo calor do secador, e, por ser ventilada e ter cerdas espaçadas, dá volume ao cabelo.
  9. Escova raquete: desembaraça bem os fios, especialmente os lisos e ondulados. Ela também é ótima para pentear os cachos depois do babyliss e ganhar ondas desconstruídas.
  10. Escova de cerâmica: arredondada e com base de cerâmica, ela é ativada pelo calor do secador. As cerdas mistas unem a durabilidade do nylon e a maciez do javali. É indicada para cabelos ondulados a lisos, para modelar, pentear e desembaraçar.
  11. Escova almofadada: este modelo almofadado geralmente possui cerdas de plástico e é indicado para cabelos longos e lisos, ou levemente ondulados. Se usado com secador, proporciona efeito de escova modelada, mas não tão lisa (aparência natural).
  12. Escova retangular: é o tipo de escova que todo mundo já teve um dia. Ideal para desembaraçar todos os tipos de fios, seu amplo espaçamento entre as cerdas – que geralmente são de plástico – ajuda a evitar a quebra do cabelo.

Além do formato das escovas, as cerdas influenciam bastante no efeito.  As cerdas com bolinha nas pontas servem para travar o cabelo na hora de escovar, por isso são mais utilizadas em cabelos grossos, pois nos finos a resistência é menor e utilizar este tipo de cerdas com bolinhas pode acabar quebrando o fio fino. As escovas com cerdas de náilon podem ser utilizadas por qualquer tipo de cabelo tanto para secar, quanto para modelar (aliás, modelam que é uma beleza!).

As cerdas naturais como a de javali são ideais para cabelos finos e quebradiços. Por serem mais macias, elas não agridem o cabelo na hora de secar e reduzem a quebra durante a escovação.

Já as cerdas de metal são polêmicas. São excelentes para desembaraçar os fios molhados, mas qualquer descuido pode ferir o couro cabeludo enquanto as de plástico com bolinha nas pontas são mais indicadas. Nunca use cerdas de metal em cabelos secos, além de provocar a quebra do fio, elas podem alterar a eletroestática dos cabelos e deixá-los cheios de fizz.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Novidades Fit Cosmetics