Hidratação vs Nutrição

Os cabelos, como sabemos, necessitam de 3 reposições elementais básicas: reposição de água, óleo e massa. Quando há falta de alguns deles, é nítido ver ressecamento, pontas duplas e opacidade nas madeixas!
É por isso que devemos hidrata-los e nutri-los com certa rotina. Mas como saber o que utilizar e como diferenciar os tratamentos?
Hoje você descobrirá a diferença de hidratação e nutrição.

A Nutrição é a reposição de óleos e lipídeos nos fios, ou seja, a reparação da camada “gordurosa”, essencial para a saúde capilar.
Ela é a grande responsável pelo brilho, controle de frizz, sedosidade e maciez dos fios. Utilizando os óleos certos, as madeixas terão um excelente resultado, e para quem tem cabelo oleoso, fique tranquila, aplicando da maneira correta, os fios produzirão menos óleos (muitos tem excesso de oleosidade por conta do ressecamento extremo), e ainda garante seu brilho intenso.

Já a hidratação capilar é a responsável pela reposição de água nos fios. É a etapa mais frequente que deve ser feita pelo menos de 2 a 3 vezes por semana. Isso porque nossos cabelos perdem água com muita facilidade, diariamente, seja pela ação climática ou até mesmo por problemas em nossa alimentação.
De qualquer forma, para fazer uma boa hidratação, basta dispor de alguns minutos, no banho mesmo, e utilizar máscaras que tenham como ativos os extratos de frutas, extratos vegetais e vitaminas.
Geralmente, os cabelos que precisam de hidratação estão com aspecto ressecado e com toque áspero.

Sabendo diferenciar os tratamentos, é preciso saber utilizar os produtos corretos também.
Quando for nutrir os fios, opte por produtos que tenham óleo de coco ou rícino, manteiga de manga ou de abacate, entre outros elementos que possuem óleo extraído de frutas ou vegetais. Lembre-se também que quando a textura do creme for mais densa, você terá um resultado melhor, no quesito nutrição.

Agora pensando na hidratação, é importante fazer uma limpeza profunda, antes de hidratar, vale fazer a primeira lavagem com um shampoo antioleosidade ou até um esfoliante capilar, após isso, faça uma segunda lavagem com um shampoo mais suave e calmante. E na hora de escolher seu creme ou máscara, dê preferência por produtos com elementos como keratino-complex, ômega 3, 6 e 9, além de filtros UV para manter os fios protegidos da radiação solar. Dica: Para um efeito ainda mais profundo, você pode cobrir os fios com uma touca térmica durante o tempo de pausa.

Depois disso tenha certeza que as madeixas estarão nutridas e hidratadas, saudáveis, com brilho e maciez!

Sobre o Autor

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.