Dicas para brilho e hidratação de cabelos crespos!

Mulheres de cabelos crespos sofrem com o desejado brilho e saúde dos fios que não aparece naturalmente!

Por serem fios irregulares, com muitas curvas em vários sentidos, os cabelos crespos tendem a ficar mais secos e opacos, pois a oleosidade natural produzida no couro cabeludo tem grande dificuldade de percorrer o comprimento do fio até chegar às pontas.

Mesmo alisados ou relaxados, ainda assim, a oleosidade natural não chega às pontas dos cabelos porque mulheres de cabelos crespos, geneticamente, produzem menos secreções umectantes no couro cabeludo. Por isso, um dos desejos mais fortes de quem tem cabelos crespos é o de ter fios brilhantes, sedosos, hidratados e saudáveis!

O segredo pode estar na sua rotina para trazer vitalidade aos fios! O importante é adotar um tratamento de choque que estimule a recuperação das fibras capilares danificadas, recuperando rapidamente o brilho e a maciez e o brilho dos fios.

Algumas dicas para esta rotina fazem a diferença:

  1. QUÍMICA: para quem sofre de cabelos ressecados e sem vida, evitar processos químicos é essencial. Tinturas, permanentes, escova progressiva e descoloração. Essas aplicações químicas roubam aminoácidos e queratina deixando o cabelo opaco.
  2. ÁGUA QUENTE: esqueça! Prefira a água sempre morna a fria para lavar os cabelos. A água muito quente remove toda proteção natural que recobre os frios, deixando-os mais propensos ao ressecamento e, portanto, aos danos como quebra, pontas duplas e queda.
  3. PRODUTOS UMECTANTES: ao comprar shampoo ou condicionadores, dê preferência para aqueles produtos que tenham manteiga de karité ou outros óleos hidratantes em sua composição. Repor lipídeos no processo de lavagem é um dos grandes segredos das pessoas com cabelos crespos e cheios de vida!
  4. MÁSCARAS CAPILARES: prefira sempre máscaras capilares no lugar dos condicionadores comuns. Máscaras são muito mais concentradas e possuem muito mais ingredientes protetores e amaciantes como silicones, manteigas, proteínas e vitaminas.
  5. SECADOR ou CHAPINHA: evite-os! Se não puder ficar sem, que pelo menos a temperatura seja regulada no menos quente possível, O ar quente dos secadores e a alta temperatura das chapinhas contribuem para um cabelo mais fraco e com menos água no interior (desidratação).
  6. PONTAS: atenção especial para elas. Por ficarem mais distantes do couro cabeludo, recebem menos oleosidade natural. Por isso, é importante caprichar na hidratação das pontas dos cabelos com reparadores de pontas, silicones ou mesmo óleos como os de Argan, coco, etc. Em casos extremos, renovar o corte dos cabelos é uma opção certeira.
  7. MODELAGEM: O gel é uma boa opção para modelar o cabelo crespo. Contudo, importante escolher um gel sem álcool, pois o álcool contribui para ressecamento!
  8. ALIMENTAÇÃO: equilíbrio é a palavra-chave! Importante não só para os cabelos, como para as unhas e para a pele. Problemas nutricionais deixam os cabelos secos, quebradiços e sem vida.
  9. ATIVIDADE FÍSICA: a movimentação do corpo favorece muitas reações orgânicas, principalmente por acelerar o metabolismo e possibilitar a absorção de nutrientes de grande importância para a saúde. Os cabelos precisam dessa oxigenação!
  10. ÁGUA: hidratação vem de dentro para fora. Se você não consome a quantidade esperada de água por dia, como espera que seus cabelos consigam absorver produtos hidratantes de maneira satisfatória?

Sobre o Autor

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.