Afinal, lavar os cabelos todos os dias faz mal?

Muito se fala a respeito da periodicidade em que os fios devem ser lavados. Será que lavá-los todos os dias pode danificá-los? Bom, essa crença existe, e não é de hoje. Muitos cabeleireiros assinam embaixo dessa afirmação, defendendo que lavar o cabelo com muita frequência afeta negativamente o crescimento e a aparência dos fios. Será?

Antes de respondermos, é importante nos atentarmos a real função da lavagem. Não é novidade, mas é bom frisar que a obrigação de lavar o cabelo se resume à higiene: mantê-los limpos assegura boa parte da saúde capilar. Com isso em mente, vale o bom senso: se os seus cabelos foram lavados ontem e permanecem limpos hoje, porque lavá-los em um espaço de tempo tão curto? Ao contrário, se foram lavados ontem, mas estão oleosos demais hoje e notavelmente sujos, porque não lavá-los hoje novamente?

Assim, diante da pergunta “a cada quanto tempo devo lavar o cabelo?”, a resposta mais certeira é “lave-os de acordo com sua real necessidade ou em função do seu tipo de cabelo”.

Se o seu cabelo é muito oleoso, é natural que se tenha de lavá-los com maior frequência, já que corre-se o risco de ficar com o couro cabeludo sujo e os fios melados muito rapidamente.

Já se o seu cabelo é seco, o melhor é evitar lavá-lo todos os dias. A lavagem alternada, um dia sim outro não, é a melhor opção para esses casos; assim, evita-se que as pontas se ressequem ainda mais e fiquem com aparência de maltratadas. Isso porque certa quantidade de oleosidade natural dos cabelos não é prejudicial! Ao contrário, vitaliza os fios, deixando-os mais brilhosos, sedosos e macios.

Além do tipo de cabelo, leve em consideração suas atividades. Se você faz esporte todos os dias, por exemplo, é bom que se lave os cabelos todos os dias também. Fique tranquila, não há mal nisso. Apenas opte por shampoos hidratantes, assim, o ressecamento do couro cabeludo consegue ser evitado, pois muito suor e shampoos agressivos juntos, todos os dias, pode não ser lá muito positivo para a saúde dos fios.

Está à procura de um bom shampoo hidratante? Experimente os da Linha Profissional da Fit Cosmetics e esqueça-se das regras. Com ele em mãos, lave seus cabelos de acordo com sua necessidade e seja feliz!

Sobre o Autor

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.