Atualmente, está em alta deixar os fios naturais em todos os sentidos. Mulheres que antigamente faziam escovas progressivas ou definitivas, até mesmo relaxamento e plástica dos fios, hoje estão passando pela fase de transição para assumirem seus cabelos naturalmente ondulados, cacheados ou crespos!
A mesma tendência segue no ramo da coloração. Algumas mulheres mais maduras estão, definitivamente, decididas a deixarem a ditadura da tintura de lado para assumir de vez os fios brancos. E hoje as alternativas para um branco bem cuidado são muitas: desamareladores, efeito platinado, mechas frias intercaladas, etc.
Contudo, muitas dessas mulheres se frustram na fase de transição, notando que o fio que nasce branco, nasce mais rebelde, mais áspero e seco.
E é verdade!! O fio branco não nasce apenas sem sua cor natural. O que pouca gente sabe é que a melanina, proteína responsável pela pigmentação do fio, também tem outras funções para a saúde dos cabelos!
O QUE É A MELANINA?
A melanina é uma proteína produzida a partir da tirosina (um aminoácido essencial) por células especializadas denominadas de melanócitos. Esse pigmento apresenta normalmente coloração marrom e sua principal função é proteger o DNA contra a ação nociva da radiação emitida pelo sol. Isto serve tanto para a nossa pele e olhos, quanto para os nossos cabelos.
Para os cabelos, especificamente, existem dois tipos de melanina:
Eumelanina – cabelo castanho e preto.
Feomelanina – cabelo castanho avermelhado e loiro
Em geral, há mais melanina (eumelanina) presente no córtex dos cabelos mais escuros do que nos cabelos mais claros (feomelanina). Ainda, nos dois casos, com o passar dos anos, a produção de melanina se altera, acontecendo então o embranquecimento do cabelo. Não só a idade, mas o estresse e algumas doenças, como as tireoidites ou a anemia perniciosa, também promovem a canície.
PORQUE O CABELO BRANCO PERDE ELASTICIDADE E BRILHO?
Bom, já entendemos que com o passar dos anos ou por influência de algumas doenças o cabelo perde melanina e, por isso, fica branco. Como a melanina é uma proteína com função protetora, perde-la significa deixar os fios mais frágeis. Por isso, para evitar toda esta fragilidade, os cabelos podem mudar a espessura!
Acontece que o nosso cérebro entende que o cabelo que está branco, está também desprotegido, logo, passamos a produzir mais queratina para prevenir o fio de agressões diárias. Essa produção de queratina pode ser até 5 vezes maior do que em fases normais dos cabelos. E, justamente, a queratina é responsável por deixar o fio mais espesso, sem elasticidade e opaco! Além disso, a oleosidade do couro cabeludo também diminui em fases mais avançadas da vida, colaborando ainda mais para a perda de brilho dos fios e desidratação.
De toda forma, algumas dicas são essenciais para manter os fios brancos de maneira saudável: muita nutrição, muita hidratação e distância de tratamentos à base de queratina. Afinal, você não quer que seu cabelo fique ainda mais espesso e opaco, certo?