Queda de cabelo na gestação.

Nossa matéria hoje irá responder a seguinte pergunta: “queda de cabelo na gestação é normal”? Muitas mulheres sabem que, durante a gravidez, a pele muda, o cabelo muda… Enfim, tudo muda. Um turbilhão de mudanças ocorre no corpo feminino durante a gestação e, consequentemente, não poderia deixar de trazer impactos para os cabelos!

Para a maioria das mulheres, as mudanças hormonais da gravidez deixam o cabelo com uma aparência mais forte e saudável. E isto é normalmente notável e verídico para a maioria das mulheres!

É fácil de entender:

Os cabelos possuem fases. Ao todo são 3: fase anágena (de crescimento do pelo); fase catágena (intermediária) e fase telógena (repouso/queda). Durante a gravidez, alguns hormônios atuam nos folículos pilosos estimulando-os quase que exclusivamente na fase anágena do fio. Ou seja, ao longo da gravidez, nossos cabelos ficam o período todo na fase de crescimento, com ampla irrigação. Durante esse tempo, o metabolismo da raiz é bastante ativo e garante a rápida divisão das células capilares: um novo cabelo se forma e cresce com rapidez.

Dessa forma, ao longo da gestação é comum que os cabelos fiquem vistosos, com brilho, mais cheios e muito saudáveis. Sendo assim, é mesmo verdade que o cabelo fica melhor durante a gravidez.

Contudo, ouvimos muitas queixas sobre queda capilar logo após o parto e, infelizmente, temos o dever de confirmar mais esta verdade!

Assim como durante a gravidez os hormônios gestacionais intensificam a duração da fase anágena, após o parto, os cabelos continuam seu ciclo passando pelas demais fases naturais do pelo: catágena e telógena. Esta última fase dura cerca de 3 meses, pois primeiro o cabelo repousa – deixando de ser irrigado pelo folículo – e depois ele enfraquece e se solta, ou seja, cai.

Por isso, a queda do cabelo no pós-parto, devido a queda hormonal, é um problema normal e comum que afeta muitas mulheres. Este problema surge por volta dos 3 meses após o nascimento do bebê, justamente o tempo médio necessário para todo aquele cabelo novo e forte que surgiu durante a gestação venha a cair no pós-parto.

Se você está passando pela queda do cabelo após o parto, não se desespere!! A maioria das mulheres que estão amamentando passam por este problema, que é o resultado de grandes oscilações hormonais que acontecem no corpo. Com o tempo (cerca de 4 a 6 meses), tudo se normaliza e o cabelo volta a viver suas 3 fases na velocidade natural!

Respondendo, portanto, ao nosso questionamento inicial: é bem mais comum que o cabelo caia alguns meses depois de o bebê nascer do que durante a gestação! Se você já passou por alguma gestação, conte para a gente como foi sua experiência!

Sobre o Autor

Nenhum Comentário

Você pode postar o primeiro comentário de resposta.

Deixe um comentário

Digite seu nome. Por favor insira um endereço de e-mail válido. Por favor, digite uma mensagem.