Crescimento do cabelo: Influências do metabolismo e hábitos diários.

É sabido que não há milagre para “bombar” o crescimento dos cabelos. Vários aspectos, como estilo de vida ou condições genéticas e metabólicas estão envolvidas na velocidade em que os fios conseguem crescer.

Em geral, os cabelos crescem de 1 a 1,3 centímetros por mês. Há, contudo, aquelas mulheres que sequer percebem o crescimento de 0,5 centímetro no mês e começam a investir em fórmulas e máscaras mágicas, frequentemente divulgadas pela internet. A verdade é que a forma como você trata o cabelo influencia muito mais na velocidade com que eles crescem, do que os produtos que você usa. A explicação é simples: os cabelos fora do couro cabeludo já são partículas mortas e, por mais que indiquem vitaminas para o comprimento do fio, elas não interferirão na velocidade em que seu bulbo capilar se renova em prol do crescimento.

Se têm vitaminas que auxiliam no crescimento dos fios, estão são aquelas que você ingere: suplemento ou alimentação balanceada são coringas! O metabolismo humano funciona sempre de dentro para fora. Você deve comer muitas frutas e verduras, tomar muita água e fazer exercícios físicos regularmente para assegurar a saúde do seu corpo todo.

Além das questões metabólicas eventualmente desreguladas, hábitos comuns também podem prejudicar o crescimento dos fios. Por exemplo: sabemos que uma rotina de hidratações capilares é fundamental para mantê-lo vivo, brilhoso e saudável. Mas, fique atenta e não exagere. Entenda bem o produto que você está usando: a maioria dos shampoos, condicionadores e máscaras quem têm função hidratante contém silicone. O problema é que a substância, quando usada em excesso, tende a acumular nos fios, resultando em um cabelo pesado e sem vida, ao invés de um brilhante e macio. Ou seja, até a hidratação precisa ser dosada!

Outro ponto: você penteia seus cabelos de forma agressiva? Atente-se a esta rotina. O ideal é não pentear os fios quando eles estão molhados porque eles ficam mais frágeis, mas essa é uma tarefa difícil. Então, antes de começar a desembaraçá-lo, aplique um creme para pentear e use um pente de dentes largos ou mesmo os dedos para domar os fios enquanto úmidos. Suavidade é a palavra chave para não arrebentar o fio pela raiz e prejudicar a renovação do bulbo capilar.

Seu couro cabeludo também diz muito sobre a saúde celular dos seus fios. Como dissemos acima, seu cabelo é composto de células mortas. A raiz, contudo, ainda está viva e, provavelmente, está precisando de um estímulo no couro cabeludo para tomar força. Durante séculos, as pessoas afirmaram que massagear o couro cabeludo diariamente ajuda no crescimento rápido do cabelo. E de fato as massagens dão este impulso: massagens no couro cabeludo estimulam a irrigação sanguínea na região, estimulando nutrição das células. Que tal começar agora mesmo uma massagem?

Sobre o Autor

Nenhum Comentário

Você pode postar o primeiro comentário de resposta.

Deixe um comentário

Digite seu nome. Por favor insira um endereço de e-mail válido. Por favor, digite uma mensagem.