Afinal, como funciona uma escova progressiva ?

Um dos procedimentos capilares mais conhecidos pelas mulheres brasileiras é a Escova Progressiva. O que poucas entendem é como ela realmente funciona e é aplicada!

Em primeiro lugar, a Escova Progressiva é um procedimento que tem por objetivo alisar os fios; ele leva o nome de Escova Progressiva, pois a cada vez que for realizado, o cabelo irá apresentar melhores resultados!

Em segundo lugar, é importante dizer é que não necessariamente a Escova Progressiva promete um alisamento profundo. Tudo depende da estrutura do cabelo em que o produto será aplicado! De maneira geral, os cabelos ficam mais doutrinados, sem volume e com frizz reduzido. Para quem tem cabelos muito finos, os cabelos podem ficar com um aspecto chapado, já que o volume e as ondas são totalmente retirados. Por outro lado, para quem tem cabelos mais grossos ou crespos, o efeito pode ser diferente, deixando os cabelos apenas mais comportados!

No passado, as os produtos de Escova Progressiva tinham muito formol. Contudo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que os produtos usados nesses procedimentos podem ter no máximo 0,2% de formol em sua concentração agora, por conta dos riscos que o elemento químico traz para a saúde. Por isso, no Brasil o formol foi praticamente removido por completo das fórmulas, sendo ele substituído por outros elementos permitidos como: a carbocisteína, o tioglicolato de amônio e a etalonamina. Fique atenta a estes nomes quando for realizar o procedimento no salão de beleza!

Quanto à forma de aplicação dos produtos, o primeiro passo é lavar bem os cabelos com shampoos de limpeza profunda. Após, o cabeleireiro retira a umidade do fio, deixando-o quase seco para aplicar o produto. O produto é aplicado mecha a mecha, desde a raiz até o comprimento em que se deseja o efeito (tem mulheres que querem no cabelo todo; outras, preferem livrar as pontas do produto para um efeito mais natural e aplicam o produto até meio comprimento apenas). Converse com seu cabeleireiro para deixar bem claro o seu desejo antes de iniciar o procedimento.

Ainda com o produto nos cabelos, o cabeleireiro irá secar os fios e passar a chapinha! Sim, o produto não é removido do cabelo após a aplicação! Como ele possui propriedade termoativada, o secador e a chapinha farão com que o produto atue na estrutura do fio, alterando suas camadas e selando-as. O enxágue é indicado apenas no dia seguinte!

A Escova Progressiva geralmente tem duração de 2 a 5 meses (a depender da estrutura do fio). Também influencia na sua duração a quantidade de lavagens, já que o produto tende a ir saindo quanto mais os fios forem lavados. Para quem lava os fios diariamente, o procedimento pode durar pouco; para quem intercala as lavagens a cada 2 ou 3 dias, o procedimento tende a durar mais!

Importante ressaltar a necessidade de manter os fios hidratados após o procedimento da Escova Progressiva. Como o produto sela a cutícula, fica mais difícil colocar nutrientes e emolientes na estrutura do cabelo. Continuar o cronograma de hidratações contínuas fará com que esse processo não se torne uma carência para o fio!

Sobre o Autor

Nenhum Comentário

Você pode postar o primeiro comentário de resposta.

Deixe um comentário

Digite seu nome. Por favor insira um endereço de e-mail válido. Por favor, digite uma mensagem.